Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.
Você sabe o que é a Doença do Beijo?
A Mononucleose Infecciosa, ou Doença do Beijo, é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB). O VEB é um tipo de HERPESVÍRUS, chamado de Herpesvírus 4.Esta patologia foi descrita pela primeira vez em 1920.
O VEB é um vírus bastante comum, onde grande parcela da população adulta já foi infectada por ele em algum momento de sua vida.
Adolescentes e adultos jovens que são infectados pelo VEB desenvolvem mononucleose infecciosa. O seu nome deve se à presença de muitos glóbulos brancos (células mononucleares) na corrente sanguínea.
Após a infecção inicial, o VEB, como outros herpesvírus, permanece no organismo, principalmente nos glóbulos brancos do sangue, durante toda a vida. Deste modo os infectados podem eliminar o vírus periodicamente na saliva. É muito provável que eles infectem outras pessoas durante a eliminação do vírus, o que não causa sintomas.
Algumas complicações que podem surgir com a Mononucleose Infecciosa é o aumento do baço, que caso se rompa traz risco à vida. Outras complicações muito RARAS incluem convulsões, danos aos nervos, anomalias comportamentais, encefalite, meningite, anemia e bloqueio das vias respiratórias pelos linfonodos aumentados.
A infecção pelo VEB propaga se facilmente e pode ser transmitida pela:
- Saliva (beijos ou bebidas compartilhadas);
- Produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado);
- Por relação sexual vaginal, anal ou oral sem proteção;
Os sintomas da Mononucleose Infecciosa são:
- Fadiga extrema;
- Febre;
- Inflamação da garganta;
- Linfonodos inchados;
- Irritação na pele.
O período de incubação do VEB varia de 30 a 50 dias.
Nem todas as pessoas infectadas apresentam todos os sintomas. Na maioria das crianças menores de 5 anos a infecção é assintomática.
Geralmente a infecção inicia com um mal estar generalizado e fadiga que costuma ser mais grave nas primeiras 3 semanas mas pode persistir por meses. Esses sintomas indefinidos são seguidos de febre, dor de garganta e/ou aumento dos linfonodos (as populares ínguas).
Em alguns casos o aumento dos linfonodos é o único sintoma.
Assim, sintomas semelhantes aos da Mononucleose Infecciosa podem aparecer em outras infecções virais ou bacterianas, o que muitas vezes causa dificuldade em se reconhecer a doença. Deste modo, com o surgimento de algum sintoma, a melhor atitude é consultar um médico otorrino para proceder com uma investigação adequada através de exames clínicos e laboratoriais. Conseguindo deste modo um diagnóstico correto e um tratamento apropriado.
A Clínica Otorhinus possui equipe especializada em nariz, ouvido, garganta e medicina do sono. Apresentando qualquer sintoma ou desconforto agende uma consulta em nossa clínica, será um prazer recebe-lo.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.