Blog Otorhinus

Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.

04 Ago 2021

Você ronca?

titulo postagem

O ronco consiste na dificuldade da passagem do ar nas vias aéreas, que produz um som rouco e áspero vindo do nariz ou da boca.

Como as pessoas roncam por diferentes razões é importante entender as causas por trás do seu ronco.

Entre os fatores mais comuns estão:

- Idade: quando você atinge a meia-idade sua garganta fica mais estreita e o tônus muscular diminui.

- Estar acima do peso ou fora de forma: tecido adiposo e tônus muscular inadequado pode ser uma das causas do ronco. Mesmo que você não tenha excesso de peso no geral, carregar excesso de peso ao redor do pescoço ou garganta podem causar ronco.

- Estrutura do sistema respiratório: garganta estreita, fenda palatina, adenoides aumentadas e outras características físicas contribuem para o ronco e normalmente são fatores hereditários.

- Problemas nasais ou sinusais: as vias aéreas obstruídas, ou o nariz entupido dificulta a inalação e criam um vácuo na garganta, levando ao ronco.

- Álcool, tabagismo, drogas e medicamentos: a ingestão de álcool, tabagismos e certos medicamentos, como tranquilizantes, podem aumentar o relaxamento muscular, levando a mais roncos.

- Postura do sono: dormir de costas faz com que os tecidos da garganta relaxem e bloqueiem as vias aéreas causando o ronco.

- Vias aéreas nasais bloqueadas: algumas pessoas roncam somente quando estão atacadas da alergia, ou com uma infecção sinusal. Problemas como desvio de septo ou pólipos nasais podem bloquear as vias aéreas.

- Pouco tônus muscular na garganta e na língua: os músculos da garganta e da língua podem ficar muito relaxados, o que permite colapsar as vias aéreas.

- Palato mole longo e/ou úvula: um palato mole longo ou uma úvula longa (o tecido pendurado na parte da trás da boca) pode estreitar a abertura do nariz à garganta. Durante a respiração acontece uma vibração, fazendo bater um contra o outro, bloqueando as vias aéreas e causando o ronco.

- Distúrbios do sono: os músculos da garganta podem relaxar demais se você não estiver dormindo adequadamente.

Como vimos o ronco pode ter uma causa simples, mas também pode sinalizar uma condição mais grave de saúde como Apneia Obstrutiva do Sono.


A apneia consiste no fechamento total ou parcial das vias aéreas durante o sono.  Estas interrupções, ou pausas respiratórias, reduzem a concentração de oxigênio no sangue, causando diversos problemas à saúde como:

- Hipertensão

- Doenças cardiovasculares

- Diabetes


O ronco é um distúrbio do sono facilmente identificado e tratado entre a maioria dos pacientes.

Evitar o ronco e buscar uma respiração mais limpa durante o sono pode evitar muitos transtornos, desde doenças ou uma baixa oxigenação até mesmo problemas de relacionamento familiar.


Mudanças no estilo de vida podem contribuir no tratamento do ronco como:

- Perder peso;

- Evitar álcool perto da hora de dormir;

- Tratar a congestão nasal;

- Evitar a privação de sono;

- Evitar dormir de costas.

E lembre-se, o mais indicado sempre é buscar ajuda médica especializada. Somente um profissional da saúde está abalizado para fazer um diagnóstico correto e propor um tratamento adequado.

Consulte a clinica Otorhinus e aproveite para conhecer o Biologix, novo sistema de monitoramento do sono,  que você utiliza no conforto do seu lar.

Acesse: https://otorhinusrs.com.br/exames/biologix

 

Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.

Siga-nos nas Redes