Blog Otorhinus

Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.

27 Abr 2021

Você fala enquanto dorme?

titulo postagem

Falar durante o sono ou sonilóquio é um tipo de parassonia – comportamento anormal que ocorre durante o sono. É algo bastante comum: a condição atinge metade das crianças com idades entre 3 e 10 anos, e um pequeno número de adultos – cerca de 5%.

Conversar durante o sono pode ocorrer com qualquer pessoa e a qualquer momento. Entretanto existem “gatilhos” que podem desencadear e agravar o sonilóquio. Dentre eles estão:
- Stress;
- Ansiedade;
- Privação do sono;
- Depressão;
- Consumo de álcool;
- Uso de algum medicamento;
- Febre.

Para amenizar o problema pode-se seguir algumas sugestões como:

Cuide da saúde mental: tentar diminuir o stress e a ansiedade melhoram a qualidade do sono e ajudam a evitar o falatório durante a noite.

Meditar ou ler um livro são atividades relaxantes que auxiliam num sono mais tranquilo. Uma dica que pode auxiliar a diminuir a inquietação é anotar as preocupações do dia antes de deitar. Isso ajudará a desocupar a mente dessas questões urgentes e relaxar.

Cuide da alimentação: evitar excessos e refeições pesadas, bem como o consumo de bebidas alcóolicas antes de deitar. O álcool não relaxa, após alguns goles ele pode afrouxar as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração. Como resultado a pessoa pode roncar e falar durante o sono.

Cuide do ambiente de repouso: da luminosidade à temperatura do quarto, alguns cuidados favorecem o sono, melhoram a qualidade do repouso e ajudam a evitar o sonilóquio.

Manter o quarto limpo e arejado, evitar a luminosidade, inclusive dos aparelhos eletrônicos, são dicas que favorecem uma noite de sono melhor.

Falar durante o sono é um fato que normalmente acontece sem algum motivo aparente e geralmente é inofensivo. Porém em alguns casos pode sinalizar um distúrbio do sono mais grave ou outra condição de saúde. Como o caso do sonambulismo e o distúrbio alimentar relacionado ao sono noturno, condição na qual a pessoa come enquanto dorme.

Por isso, suspeitando da ocorrência deste sintoma, falar dormindo, procure um médico especialista em medicina do sono para se assegurar que esta condição não tem relação com um transtorno secundário.

 

Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.

Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.

Siga-nos nas Redes