Blog Otorhinus

Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.

29 Jan 2021

Será afta ou EAR?

titulo postagem

Aftas são pequenas feridas que aparecem na mucosa bucal, na gengiva e embaixo da língua por exemplo. Essas pequenas feridas são, normalmente, ovais, recobertas por uma membrana amarelo acinzentada e bem delimitada por um halo vermelho, e bastante doloridas.

Em geral as aftas não são um problema sério. Consideradas lesões benignas, elas podem durar de sete dias a algumas semanas, sumindo logo sem maiores problemas.

Os possíveis fatores que podem desencadear o surgimento de aftas são:

- Uso de aparelho ortodôntico;
- Mordida na língua ou outro trauma local;
- Alimentos cítricos;
- Deficiências nutricionais de ferro ou alguma vitamina;}
- Situações de stress;
- Alterações no PH da boca (índice normal da acidez da boca que é neutro);
- Tabagismo;
- Enfraquecimento do sistema imunológico.

As aftas podem ser classificadas conforme seu tamanho e forma:

Afta menor: é o tipo mais comum, de tamanho pequeno, menor que 1cm, e desaparece em uma semana sem deixar marcas;

Afta maior: surge em cerca de 10% da população, seu tamanho é maior que 1cm e pode levar mais de duas semanas para desaparecer, bem como deixar cicatrizes por serem mais profundas;

Ulceração herpetiforme: são ulcerações muito pequenas (1mm) que ocorrem em grupos e recebem este nome por se parecerem com aquelas provocadas pelo herpes. A ulceração herpetiforme não é contagiosa e desaparece em duas semanas.

Porém quando o surgimento de aftas for recorrente, e se repetirem com intervalos de uma a duas semanas, ou que o indivíduo não fique 30 dias sem que elas surjam, sugere um problema mais grave. Neste caso a pessoa pode ter desenvolvido uma doença chamada de Estomatite Aftoide Recidivante (EAR).

Várias podem ser as causas para a EAR porém não se tem certeza sobre elas.

As causas podem ser as citadas acima contudo atualmente se cogita que a causa mais provável seja algum defeito no sistema imunológico do paciente. Células de defesa chamadas de linfócitos atacariam a mucosa bucal provocando o aparecimento da afta.

Quem sofre de EAR deve procurar um médico otorrino para fazer um tratamento adequado. Existem medicamentos capazes de diminuir a intensidade dos surtos de afta bem como sua frequência. Mas a utilização destes remédios deve ser orientada e monitorada pelo médico otorrino.

Sofrendo com problemas recorrentes de aftas procure a Clínica Otorhinus, que possui corpo clínico especializado em problemas de garganta, nariz, ouvido e medicina do sono.

Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.

Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.

 

 

Siga-nos nas Redes