Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.
Saiba mais sobre o Coronavírus
Atenção!
Hoje, a Otorhinus veio informar, e conscientizar, sobre o Coronavírus, que está preocupando instituições de saúde internacionais, com chances de se tornar uma nova epidemia.
O termo coronavírus se refere, na verdade, a um grupo de diferentes vírus, com forma similar à de uma coroa, que circulam entre animais.
Quando transmitidos a humanos, enquanto alguns causam leves sintomas respiratórios, outros já foram causa de perigosas epidemias no passado. E o novo integrante deste grupo, que está se espalhando pelo mundo, se chama 2019-nCoV.
Os primeiros casos estão associados a um mercado público de frutos do mar, e animais silvestres, em Wuhan. Segundo estudos de cientistas de quatro instituições chinesas, a hipótese mais provável é que o animal transmissor tenha sido a cobra, através do consumo da carne.
Sendo, o novo coronavírus, uma mutação do vírus de cobra com pedaços de vírus de morcego, que o tornaram transmissível a humanos. Mas a doença e os estudos ainda são muito recentes, por isso, não se há informações o bastante para confirmar qualquer hipótese.
Os sinais e sintomas do coronavírus se assemelham, de início a uma gripe comum, com febre, tosse, coriza e dificuldades respiratórias. Mas caso o quadro se agrave pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e falha renal, podendo ser fatal.
Porém, ainda pouco se sabe sobre a propagação do novo vírus, mas acredita-se que seja semelhante a uma gripe comum. Através do contato com tosses, espirros ou saliva de pessoas infectadas. A contaminação acontece se respirarmos ar contaminado ou levarmos as mãos, com resquícios do vírus, ao nariz, olhos ou boca.
Os números da doença crescem rapidamente, até o momento, o vírus já foi detectado em, pelo menos, 18 países. Com mais de 6 mil infecções confirmadas. Já tendo mais de 130 mortes registradas, todas na China.
No Brasil, há 3 casos de suspeita do vírus, um em Belo Horizonte (MG), um em Curitiba (PR) e outro em São Leopoldo (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. Exames estão sendo feitos nos três pacientes para confirmar, ou não, a presença do vírus.
Mas recomendamos, desde já, algumas medidas preventivas. Com pequenos cuidados no dia a dia, diminui-se bastante as chances de ser contaminado com infecções virais, inclusive, como a gripe comum. São eles:
- Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel regularmente, principalmente antes de comer, ao sair de transportes públicos ou ao tocar superfícies que possam estar contaminadas;
- Evitar levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, principalmente quando não há certeza se estão limpas;
- Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;
- Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas;
- Evitar locais fechados e com muitas pessoas, mantendo os ambientes sempre bem ventilados.
A Otorhinus alerta, também, sobre a importância de manter o corpo saudável, aumentando a imunidade e a resistência contra doenças. Cultive hábitos saudáveis e mantenha os exames sempre em dia!