Blog Otorhinus

Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.

21 Dez 2018

Rinite.

titulo postagem

A Rinite, caracterizada pela inflamação das mucosas do nariz, é um dos transtornos respiratórios mais comuns na atualidade.

Podendo ser classificada como:

- Rinite alérgica: causada por uma reação imunológica do corpo ao inspirar substâncias chamadas alérgenos.

- Rinite infecciosa: causada por vírus ou bactérias como resfriados.

- Rinite não alérgica: causada por outros fatores que irritam a mucosa nasal, como variações hormonais, mudança de temperatura, exposição a cheiros fortes e uso indiscriminado de medicamentos.

As diferentes causas da Rinite influenciam no tratamento de cada caso. Já os sintomas são os mesmos para todas as manifestações da doença: coriza, espirros, coceira e, principalmente, obstrução nasal.

Há manifestações agudas da rinite que são tratadas na primeira semana após seu início. Muitos dos casos da doença,porém, são de rinite persistente não possui cura. Contudo com o tratamento adequado é possível recuperar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo a frequência e a intensidade dos sintomas.

Muitas crises de rinite podem ser prevenidas, bastam algumas mudanças de hábito, como  cuidados especiais na higienização do ambiente e diminuição do contato do paciente com os gatilhos da doença. Porém ainda são necessários cuidados especiais como higiene nasal, uso de descongestionantes locais e, em alguns casos, imunoterapia para a rinite alérgica.

Quando não tratada corretamente, a rinite pode evoluir para outras doenças como sinusite. Por isso é importante seguir corretamente o tratamento indicado pelo médico, já que o uso excessivo dos medicamentos ou a automedicação podem aumentar a irritação no local.

Caso você identifique qualquer irritação nasal procure um otorrinolaringologista qualificado para identificar e resolver o seu problema. Como a equipe altamente especializada da Clínica Otorhinus.

 

Visite-nos na Av. Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.

Ou ligue e marque sua consulta: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.

Siga-nos nas Redes