Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.
Perda do olfato: Pode ser comum e você sabe o que fazer?
A perda ou diminuição do olfato é a dificuldade ou ausência da capacidade de sentir o cheiro das coisas. Costuma estar associada à diminuição do paladar.
A perda do olfato - Anosmia - ou diminuição do olfato - Hiposmia - é a dificuldade ou ausência da capacidade de sentir o cheiro das coisas. Costuma estar associada à diminuição do paladar, pois este sentido depende do olfato.
Vários fatores podem causar a Anosmia ou Hiposmia: a exposição a substâncias tóxicas como anfetaminas, antibióticos, cocaína, solventes, entre outros. O tabagismo também é fator de risco na perda olfativa, duplicando as chances, nos fumantes, porém a causa mais comum é a doença nasal obstrutiva.
Também não podemos deixar de salientar que a diminuição do olfato também é um processo fisiológico de envelhecimento, ocorrendo na sexta/sétima décadas de vida ou às doenças de Alzheimer e Parkinson.
O tratamento para Anosmia e Hiposmia pode ser medicamentoso com antibióticos, descongestionantes, corticoides tópicos e imunoterapia. Ou pode ser cirúrgico com cirurgia dos seios paranasais, polipectomia (retirada de uma massa nasal) ou septoplastia (correção de desvio de septo), isso dependerá da avaliação do médico.
Sentindo qualquer desconforto relacionado com o olfato procure a Clinica Otorhinus, possuímos uma equipe qualificada para fazer o diagnóstico e tratamento para Anosmia e Hiposmia.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.