Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.
Perda do olfato na Covid19
Um dos assuntos mais comentados da atualidade é a nova onda da Covid-19. Quando se fala da doença a pergunta recorrente se refere a quais são os sintomas. E a perda do olfato é o sintoma citado que mais gera dúvidas e questionamentos.
Segundo o relato de pessoas que contraíram a doença, a perda de olfato sentida é diferente daquela experimentada por alguém com forte resfriado ou gripe. Os pacientes relataram que a perda do olfato é repentina e severa, e não envolve nariz entupido ou congestionado, estas pessoas relatam que seguem respirando normalmente.
O sintoma da perda do olfato nos pacientes de Covid 19 é mais profundo do que em outras viroses em que acontece esta perda. Segundo alguns pesquisadores este fato ocorre porque o Sars Cov 2 afeta o nervo olfativo, que são pequenas ramificações que se unem em uma outra estrutura intracraniana chamada Bulbo Olfatório, e segue para dentro do cérebro fazendo contato com as áreas do prazer e da memória.
Qualquer doença respiratória que atinja as vias aéreas superiores pode provocar um certo inchaço na mucosa dessa região, e prejudicar a entrada da informação olfativa. A tendência a essa perda parece ser maior em diagnóstico da Covid 19.
Com o olfato alterado, o efeito colateral associado é a mudança do paladar. O paladar fica comprometido porque o sabor vem através das informações sensoriais produzidas no contato do alimento com a língua, mas também vem pelos odores através do olfato e no cérebro, onde se juntam, dão a sensação de paladar.
Até o momento existem resultados que demonstram uma recuperação desses sintomas em até 3 meses do início da perda do olfato, contudo não são dados definitivos e seguem sendo estudados. Inclusive porque ainda não se sabe se a perda do olfato será uma sequela definitiva ou não.
A ausência dos sentidos: olfato e paladar impacta de modo negativo no cotidiano, mas por outro lado deve servir de alerta já que pode estar relacionado a outros problemas. Rinites e sinusites crônicas e alérgicas são as patologias mais comuns que também apresentam a perda temporária desses sentidos. E existem, também, doenças neurológicas que acometem a parte cerebral responsável pelo olfato e paladar.
O diagnóstico correto para qualquer uma das doenças somente com um médico especialista: otorrinolaringologista.
A Clínica Otorhinus dispõe de equipe de médicos especialistas prontos para diagnosticar e tratar qualquer doença relacionada à perda do olfato.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.