Blog Otorhinus

Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.

11 Out 2021

Dia das Crianças!

titulo postagem

O dia hoje é das crianças. Dia festivo, onde desejamos ouvir muitos gritos e risadas dos pequenos.

Porém, para que isso aconteça devemos estar sempre atentos à saúde deles.

As crianças, por estarem se desenvolvendo e ainda não possuírem um sistema imunológico amadurecido são mais suscetíveis a diversas doenças.

Deste modo, é importante termos um olhar especial sobre as doenças de ouvidos, nariz e garganta mais comuns nesta faixa etária:

- Resfriado: é uma patologia causada por vírus, que atinge as vias respiratórias e costuma ter um ciclo de três a quatro dias. Deve-se manter o pequeno hidratado e aquecido, lavar as narinas com solução salina e manter os ambientes onde ele permanece bem arejado.

- Gripe: também causada por vírus, mas costuma ser mais perigosa que o resfriado, tendo um ciclo mais longo e podendo ser fatal. Os cuidados do pequeno quando estiver gripado devem ser os mesmos do resfriado, além de visitar um médico para tratamento efetivo e evitar complicações. Deve-se afastar as crianças de pessoas que estejam gripadas para evitar o contágio.

- Rinite: esta é uma doença respiratória que costuma ter relação com fatores hereditários. É o resultado de uma hipersensibilidade a fatores alérgenos. O tratamento dos seus sintomas consiste em aplicação de soro fisiológico nas narinas e o uso de antialérgicos ou corticoides, quando necessário, receitados pelo otorrino.

- Otites: são infecções no ouvido, que causam a famosa “dor de ouvido”. Costumam debilitar a criança, deixando-a prostrada por conta da dor. A otite pode ser resultado de uma complicação do resfriado ou por conta de contato com água de piscina, rio ou mar.

- Faringite: trata-se de uma inflamação que acomete a faringe, que está situada na parte posterior da garganta, da língua e da úvula. A inflamação causa principalmente dor na garganta e dificuldade para engolir.

- Amigdalite: é uma infecção das amígdalas e gera sintomas como dor, perda de apetite, febre alta e mal-estar geral. Pode ser causada por vírus ou por bactéria.

 

A prevenção continua sendo uma das melhores formas de combater as doenças infantis.

Algumas dicas para deixar as crianças um pouco menos vulneráveis são:

- Manter a carteira de vacinação atualizada;

- Manter uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva;

- Demonstrar a importância da higiene corporal, lavando as mãos frequentemente e tomando banho diariamente;

- Manter a casa, e os ambientes frequentados pela criança limpos e arejados;

- Jamais medicar a criança sem prescrição médica;

- Visitar o médico regularmente para fazer o controle e poder, com orientação especializada, realizar ações preventivas.

 

Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.

Siga-nos nas Redes