Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.
Desconforto nos ouvidos?
Finalmente verão! Época de viajar, aproveitar o calor e procurar se refrescar na praia, ou na serra!
Porém sempre é bom tomarmos alguns cuidados com nossos ouvidos, afinal eles são sensíveis, e podemos sentir algum desconforto ao andar de avião, ou mergulhar!
O desconforto que sentimos é aquela sensação de ouvido “entupido”, que a nos atrapalha a audição, e que deixa os bebês chorosos.
Este desconforto tem nome: Barotrauma! Que é uma lesão no ouvido médio causada pela diferença entre a pressão no ambiente, e a existente dentro do ouvido.
O equilíbrio da pressão do ar, entre o ambiente externo e o ouvido médio, é mantido pela Tuba de Eustáquio, ou popularmente conhecida como Tuba Auditiva.
Se por algum motivo, a Tuba de Eustáquio não consegue manter este equilíbrio, entre a pressão externa e interna, acontece o Barotrauma.
Estes motivos podem ser a Tuba de Eustáquio não estar completamente desenvolvida, caso das crianças, e sendo pequena, ter dificuldade para manter o equilíbrio.
Pessoas com rinite alérgica, ou resfriadas, que apresentam secreções dentro da Tuba de Eustáquio, deixando-a entupida, sendo expostas a situações de desequilíbrio de pressão externa e interna, por si só também são predispostas ao Barotrauma.
Os sintomas do Barotrauma, que podem ser leves ou severos, são:
- Sensação de ouvido cheio, ou tapado;
- Dor no ouvido;
- Zumbido;
- Diminuição da audição.
Em casos graves de Barotrauma, estes sintomas podem se tornar mais intensos, causando:
- Vertigens;
- Ruptura da membrana timpânica.
Os sintomas leves e moderados do Barotrauma tendem a sumir após o restabelecimento do equilíbrio das pressões. Porém, em se tratando de sintomas mais graves é necessário buscar auxílio médico para um diagnóstico correto e um tratamento adequado, deste modo evitando consequências mais graves.
As situações que causam o desequilíbrio de pressões são:
- Momento de decolagem e aterrisagem de aviões;
- Mergulhos no mar, rio, piscina, lagoa, açude;
- Ao subir, ou descer grandes altitudes como serras ou montanhas.
Para auxiliar nestas situações seguem algumas dicas que podem auxiliar no equilíbrio das pressões e evitar o Barotrauma:
- Realizar o movimento de mastigação, mascar chiclete por exemplo;
- Amamentar, no caso dos bebês.
O movimento de mastigação, ou de sucção, faz com que o ar entre na Tropa de Eustáquio e reequilibre as pressões dentro do ouvido médio.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.