Blog Otorhinus

Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.

11 Out 2023

Apneia do Sono

titulo postagem

A apneia do sono é um distúrbio do sono que provoca a diminuição, ou parada total da respiração por alguns segundos ao dormir.

Este evento pode acontecer diversas vezes durante a noite, e ocorre em função do relaxamento dos músculos da faringe, que causam alguma obstrução das vias respiratórias.

Os sintomas da apneia do sono são:

- Roncar;
- Acordar várias vezes durante a noite;
- Paradas respiratórias, ou sufocamento durante o sono;
- Sonolência e cansaço diurno;
- Acordar muitas vezes para urinar à noite;
- Sentir dor de cabeça, especialmente pela manhã;
- Ter menor produtividade no trabalho, ou na escola;
- Diminuição da concentração e da memória;
- Irritabilidade;
- Redução da libido.

A apneia do sono atinge, aproximadamente, de 20% a 30% da população adulta masculina, e 10% a 15% da população adulta feminina.

O estreitamento das vias respiratórias ao dormir, especialmente quando os músculos do corpo relaxam, e acontece a diminuição na frequência de respirações que normalmente acontece durante o sono causam a Apneia do Sono. Este estreitamento das vias respiratórias pode acontecer por diversos motivos como:

- Idade acima dos 50 anos;
- Hipertrofia de adenoide;
- Excesso de gordura no abdômen;
- Obesidade;
- Consumo excessivo de álcool;
- Tabagismo;
- Medicamento sedativos.

A apneia do sono quando não é tratada adequadamente pode causar complicações na saúde do indivíduo, tais como:

- Acidentes;
- Doenças cardiovasculares;
- Diabetes e síndromes metabólicas;
- Depressão.

A apneia do sono pode ser:

- Leve: pacientes com 5 a 15 eventos respiratórios por hora de sono. Estes pacientes costumam ter poucos sintomas e a sonolência diurna é branda, não afetando a qualidade de vida. Complicações cardiovasculares não costumam ocorrer.
- Moderada: pacientes com 15 a 30 eventos respiratórios por hora de sono. Esses pacientes costumam notar relevante sonolência.
- Grave: pacientes com mais de 30 eventos respiratórios por hora de sono, ou que apresentam na polissonagrafia quedas importantes na taxa de saturação de oxigênio (oximetria abaixo de 90%) em pelo menos 1/5 do tempo do exame. Esses pacientes tem grande sonolência diurna e tendem a cair no sono muitas vezes durante o dia, mesmo sentados.

Os 3 tipos principais de apneia do sono são:

- Apneia obstrutiva do sono: normalmente acontece devido à obstrução das vias aéreas causada pelo relaxamento dos músculos da respiração, estreitamento e alterações da anatomia do pescoço, nariz ou mandíbula.
- Apneia central do sono: acontece, geralmente, após alguma doença que causa lesão cerebral e altera a sua capacidade de regular a respiração durante o sono, como em casos de tumor cerebral, AVC ou doenças degenerativas do cérebro.
- Apneia mista: provocada pela presença tanto da apneia obstrutiva, como da apneia central, sendo o tipo mais raro.

Existem certas situações que causam apneia temporária, acontecendo devido à inflamação das amígdalas, tumores ou pólipos na região que podem dificultar a passagem do ar.

A apneia do sono deve ser diagnosticada por um médico otorrino ou especialista em medicina do sono, que irá considerar os sintomas presentes, exames físicos e o resultado da polissonografia.

 

Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.

 

 

Siga-nos nas Redes