Dicas, noticias e informações interessantes sobre saúde.
Abcesso Periamigdaliano
Sentir certo desconforto na garganta eventualmente é algo normal. Porém, quando se torna frequente, sinaliza que pode existir algum problema maior.
Caso, além do desconforto na garganta, você sinta
- Dificuldade para engolir;
- Alteração de voz;
- Dificuldade em abrir a boca;
- Intensa dor na garganta;
- Febre;
- Mau hálito;
- Dores de cabeça;
- Aumento de salivação;
- Gosto ruim na boca (causado em decorrência da secreção purulenta);
- Fisgadas na orelha.
Fique atento, estes sintomas significam que você pode ter formado um Abcesso Periamigdaliano.
Este abcesso é o resultado do acúmulo de secreção purulenta, no espaço compreendido entre a amígdala palatina e o pilar amigdaliano. Normalmente este quadro é causado por inflamações e infecções frequentes nas amígdalas.
O Abcesso Periamigdaliano, se não for tratado, pode aumentar muito de volume, ocasionando diminuição do calibre das vias respiratórias superiores, comprometendo a sua oxigenação, o que pode ser fatal.
O tratamento do abcesso é feito com antibióticos, e em algumas situações recomenda-se a drenagem do abcesso.
Existem situações onde é recomendada a remoção das amígdalas, para evitar caso de recorrência de Abcesso Periamigdaliano. Porém este protocolo não é indicado para pessoas que sofreram apenas um episódio de abcesso, sem histórico de amigdalites frequentes.
Lembrando sempre, que a remoção das amígdalas só deve acontecer após o abcesso ter sido curado, não devendo se fazer nenhuma intervenção enquanto houver algum foco de infecção.
Fique atento, percebendo uma dor de garganta muito forte, aumento assimétrico na região do pescoço, febre e dificuldade para engolir, procure auxílio médico.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 88 sala 1002 - Centro, Canoas / RS.
Atendemos pelos fones: (51) 3466.1648 | (51) 3428.1389.